Huawei e TomTom firmam acordo para suprir falta do Google Maps em celulares

Nesta sexta-feira (17), a Huawei e a TomTom comunicaram o fechamento de um acordo, para utilizar aplicativos e mapas para smartphones da marca chinesa. A parceria chega para suprir a ausência do Google Maps, desde que a fabricante de celulares foi proibida de usar os serviços da gigante de buscas.

Além do mapeamento digital, a empresa holandesa fornecerá ainda informações de tráfego e o seu software de navegação – a fim de desenvolver apps pré-instalados para os aparelhos da Huawei.

De acordo com o porta-voz da TomTom, Remco Meerstra, o acordo já havia sido fechado há algum tempo. Contudo, preferiram divulgar somente neste momento. O executivo se recusou a dar mais detalhes do negócio.

Aos poucos, a TomTom tem deixado de vender dispositivos de GPS para fornecer serviços de software. A empresa chegou a vender sua divisão de telemática à Bridgestone no ano passado, para direcionar seu foco em mapas digitais.

Por outro lado, este é um passo importante para uma independência do Google por parte da Huawei, que pretende investir US$ 26 milhões em desenvolvedores da App Gallery.

Vale lembrar que, em dezembro do ano passado, a fabricante chinesa anunciou o Assistant e a Ability Gallery no Brasil, como forma de auxiliar desenvolvedores locais na produção de apps para os serviços da interface da empresa (HMS). A companhia também não descartou lançar celulares no país sem os aplicativos do Google.

Fonte: Tudocelular