eAmbrosia: UE adota base de dados única para todas as indicações geográficas

Criada pela Comissão, a base de dados electrónica “eAmbroasia” centraliza todos os termos protegidos por indicações geográficas (DOP, IGP) e pelo rótulo de Especialidades Tradicionais Garantidas (STG). Os produtos em questão (alimentos, vinhos e bebidas espirituosas) eram agrupados, até à data, em três bancos de dados diferentes: e-Spirit-Drinks, DOOR e e-Bacchus. A centralização dos dados num único ponto de acesso, o eAmbrosia, simplificará as pesquisas, bem como a transparência nos produtos registados e nos pedidos em curso.

As indicações geográficas protegem legalmente mais de 3.300 nomes de produtos que devem suas características ou reputação à sua região de produção, graças ao ambiente natural e às habilidades dos produtores locais.

As indicações geográficas promovem as características únicas desses produtos especiais e o conhecimento tradicional dos seus produtores. Cada indicação geográfica tem especificações precisas sobre como o produto é fabricado, enquanto serve para garantir a qualidade dos produtos. Entre esses produtos protegidos, encontramos denominações como Champagne, Feta, Prosciutto di Parma, Ouzo e Rioja.

Para acessar a base, clique aqui.

Fonte: 3tres3