China e União Europeia fazem acordo sobre indicações geográficas

O acordo bilateral entre a China e a União Europeia (UE) a respeito das indicações geográficas (IG) tem um significado histórico no aprofundamento da cooperação econômica e comercial entre a China e a UE, pelo que disse Gao Feng, porta-voz do Ministério do Comércio da China, na última semana. Segundo ele, o convênio constituiu o primeiro acordo bilateral integral e de alto nível sobre proteção de IG assinado pela China.

As IG são um selo usado em produtos que têm uma origem geográfica específica e que possuem qualidades ou uma reputação devido a essa origem. Com esse acordo, espera-se que a falsificação da IG seja evitada e que os consumidores de ambas as partes possam usar produtor autênticos de alta qualidade, pelo que disse o porta-voz.

O acordo de IG proporciona uma forte garantia para que os produtos chineses correspondentes entrem no mercado da União Europeia e fortaleçam sua imagem de marca, afirmou Gao. O documento assinala que os produtos chineses têm o direito de utilizar a marca de certificação oficial da UE, facilitando a exportação de produtos à Europa.

Gao ainda disse que, ao mesmo tempo, como alguns produtos chineses com a IG tiveram origem em áreas subdesenvolvidas, o acordo ajudará no alívio da pobreza da China nestas zonas. A China busca trabalhar com a UE para implementar o acordo de IG, promover a cooperação econômica e comercial bilateral e fortalecer o bem-estar das pessoas dos dois lados do acordo.

Fonte: China Hoje