O governo federal está investindo US$ 85 milhões no desenvolvimento de uma avançada tecnologia de satélites que poderia expandir o acesso a internet acessível e de alta velocidade nas regiões remotas e rurais de difícil acesso do Canadá.
O financiamento apoiará um projeto espacial da empresa Telesat, de Ottawa, para construir um grupo de satélites coordenados – também conhecido como constelação – em órbita baixa.
O governo também anunciou quarta-feira, um memorando de entendimento com a Telesat para sinalizar enquanto aguarda novas negociações, que Ottawa pretende comprometer até US$ 600 milhões ao longo de uma década para acesso privilegiado à constelação da empresa.
“Nas comunidades em todo o Canadá continuam a haver desafios para acessar a Internet de alta velocidade”, disse o ministro do Desenvolvimento Econômico, Navdeep Bains, ao anunciar os novos compromissos.
“Basta pensar nas oportunidades econômicas que serão desbloqueadas nas comunidades rurais e remotas do Canadá, com acesso confiável à Internet de alta velocidade.”
Fonte: Canadian Press