Universidade promove desafio tecnológico para explorar base de dados do IBGE

Em parceria com a Afonte Jornalismo de Dados, a Unisinos Porto Alegre promove a 1ª Maratona de Dados, que será realizada em 8 de junho, das 8h às 18h. O evento terá como foco os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) ligados a água e saneamento, e terá a participação do coordenador nacional do ODS 6 no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Bruno Perez. Interessados devem se inscrever neste site.

A atividade é gratuita e voltada a estudantes e profissionais de diferentes áreas, como comunicação, informação, desenvolvimento e análise de sistemas, estatística, ciências sociais e biológicas, geografia e outras especialidades. Ao final da maratona, todos os participantes receberão um certificado de conclusão.

O evento será inspirado nos hackathons, que são maratonas de programação realizadas por empresas de tecnologia para desenvolver novos produtos, explorar dados abertos e desvendar códigos e sistemas, além de captar talentos para trabalhar em projetos inovadores. Os estudantes que participarem deverão imergir em uma jornada de 10 horas na análise de dados sobre a água e o saneamento básico de Porto Alegre e encontrar soluções criativas de visualização de dados para conscientizar a população sobre estes recursos. A atividade irá explorar as bases de dados do IBGE na plataforma ODS Brasil e outras bases complementares.

A atividade será realizada em equipes, formadas para discutir, idealizar e criar uma proposta de visualização dos dados. No final do dia, as equipes apresentarão sua solução para uma banca. Serão avaliados critérios de viabilidade técnica, usabilidade e impacto social da proposta.

Fonte: GaúchaZH