Artigo: Quem tem medo do espaço? Direito, Geografia e Justiça Espacial

A Revista da Faculdade do Direito (UFMG) apresenta ao público brasileiro o artigo do profº Andreas Philippopoulos-Mihalopoulos, da Universidade de Westminster/Inglaterra, que é uma das referências no debate corrente na Europa e em outros países do mundo a respeito da chamada espacialização do direito e das pesquisas que tem explorado as importantes relações entre tempo, espaço e produção do direito e do poder. O artigo foi traduzido a partir do original em inglês pelos pesquisadores do INCT Observatório das Metrópoles, Thiago Hoshino, Júlia A. Franzoni e pela professora da UFMG, Maria F. Repolês.

O texto de Andreas Philippopoulos-Mihalopoulos — que nasceu na Grécia, doutorou-se em Birkbeck, e atualmente leciona na Universidade de Westminster —, é central no debate que vem desde as chamadas geografias jurídicas críticas até as ontologias objectuais, a teoria da autopoiesis e as teorias sociojurídicas críticas, dar em enfoque profundamente inter e transdisciplinar.

De acordo com Thiago Hoshino, o artigo apresenta as bases de sua teoria do direito em diálogo com a ideia de espacialização, e lança o desafio de se repensar a teoria da justiça a partir das variáveis introduzidas por essas categorias.

“Who is afraid of Space? Law, Geography and Spatial Justice”. Versão original, traduzida da língua inglesa por: Maria Fernanda Salcedo Repolês, Professora da Faculdade de Direito da UFMG; Júlia Ávila Franzoni, aluna do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMG; e Thiago de Azevedo Pinheiro Hoshino, aluno do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPR.

Para acessar, clique aqui.

Fonte: Observatório das Metrópoles