Serviços


icon_geo

A Geodireito desenvolve análises geoespaciais que mapeiam previamente os riscos de um território, contribuindo para a atenuação ou mitigação de potenciais conflitos socioambientais, urbanísticos, agrários, em infraestrutura, dentre outros.

Identificamos os marcos legais e regulatórios para aprimorar a gestão do risco territorial de empreendimento públicos ou privados, com a proposição de soluções que evitem judicializações e custos extras.

Atuamos em conflitos territoriais relacionados à posse ou propriedade, por meio do emprego de técnicas inovadoras de geoinformação e a realização de perícia jurídico-geográfica.

O serviço inclui o cruzamento de dados cartográficos do território em questão, produzidos por tecnologias geoespaciais, com a verificação de registros em cartório, de modo a estruturar um instrumento analítico de convencimento judicial e arbitral.

Realizamos a gestão dos riscos jurídicos e regulatórios do uso de territórios em projetos estruturantes (linha de transmissão, rodovias, ferrovias, aterros sanitários, etc), contribuindo para a regularização ambiental, fundiária e urbanística, o cumprimento do cronograma de obras e a melhor previsão orçamentária.

A gestão dos riscos também auxilia na tomada de decisão dos gestores das empresas de infraestrutura. Eles passam a ter maior controle das informações territoriais do projeto, seja antes ou depois da instalação do empreendimento. O resultado é a maior precisão sobre os resultados dos processos de licenciamento regulatório e ambiental e de eventuais processos judiciais.

A Geodireito está situada em Brasília e acompanha de perto as discussões e iniciativas que envolvem planejamento e regulação territoriais, tanto no Congresso Nacional quanto nas autarquias e fundações, como questões socioambientais, agrárias, urbanísticas, de infraestrutura e outras.

Nós atuamos em sintonia com os três poderes, monitorando a agenda regulatória, identificando lideranças e promovendo sinergias entre os negócios dos nossos clientes e as políticas públicas relacionadas ao uso do território.