IBGE vai atualizar série da Pnad para incorporar estimativa populacional

 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai divulgar no início do próximo ano uma série histórica atualizada de estatísticas do mercado de trabalho da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua). A série, que teve início em 2012, está sendo revista, levando em conta as novas estimativas de população do órgão divulgadas em julho.

Segundo Maria Lúcia Vieira, gerente da Pnad Contínua, a tendência é sejam feitos ajustes nos montantes de trabalhadores ocupados (empregadores, empregados, autônomos) e desempregados, além da população em idade ativa (14 anos ou mais de idade).

“Não deve mudar a tendência verificada no período, apenas o quantitativo”, disse a pesquisadora do IBGE, sem dar a dimensão do tamanho do ajuste.

A revisão não deve provocar mudanças na taxa de desemprego do país, que é a relação entre o número de trabalhadores desempregados e o total de pessoas economicamente ativas (força de trabalho).

Isso porque, segundo Maria Lúcia, tanto o numerador (desempregados) quanto denominador (força de trabalho) devem ser ajustados na série histórica.

Para continuar a ler, clique aqui.

Fonte: G1